Acontece

Grafites transformam fachada do Museu

No sábado (25), o entorno do Museu do Ipiranga foi agitado por um grande evento ao ar livre: o Tapume! Festival de Graffiti que reuniu 35 grafiteiros com a missão de transformar em obra de arte os 219 metros de tapumes que protegem a fachada do novo Museu do Ipiranga, atualmente em obras de restauro e ampliação. O trabalho dos artistas foi acompanhado pelo público das 10h às 19h. Após ser concluído, o grande painel pôde ser observado tanto pelos pedestres quanto por quem passa nos veículos que transitavam pela movimentada avenida Nazaré.
Para a ação, os artistas foram inspirados pelo tema “o visível e o invisível na História”, uma menção ao potencial do que o museu deve apresentar em sua reabertura. “As novas exposições contemplam espaços para curadorias compartilhadas que buscam ampliar as possibilidades de leitura e significação histórica de temas como o trabalho, a casa, o que é e o que faz um museu”, comenta Solange Ferraz de Lima, diretora do Museu Paulista, unidade da USP que engloba o Museu do Ipiranga.
Nomes de destaque da arte urbana como Binho, Chivitz, Minhau, Vermelho, Salmos, Kueia, Pas, Ronah, Pardal, André Hullk, Clara Leff e Enivo participaram do evento. “A importância desse evento é integrar os artistas com a comunidade. Espero que os grafites possam mudar o dia de quem passa por aqui”, afirmou o grafiteiro Enivo.
“É uma oportunidade única de mostrar a luta de uma cultura indígena e sua beleza”, disse o grafiteiro André Hullk, que veio de Manaus para participar do evento.
A escolha dos convidados contou com curadoria de Gustavo Cortelazzi. Conhecido como Verde, o artista é morador do Ipiranga e sempre explorou aspectos do cotidiano do bairro em seu trabalho. Para selecionar os participantes do Festival Tapume!, ele levou em conta a diversidade de gênero e de estilos artísticos, abarcando representantes de várias escolas. Durante a ação, o público será incentivado a tirar fotos e postar em suas redes sociais com a hashtag #festivaltapume. A melhor imagem será premiada com um shape de skate grafitado pelos artistas e uma camiseta.
A oficina teve início com o grafiteiro Guilherme Matsumoto, que assina seus trabalhos como XguiX. O evento contou também com uma oficina com o grafiteiro Verde, voltada para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Além de música a céu aberto com o DJ Julio Torres, que já tocou em festivais como Rock in Rio, Tomorrowland e Skol Beats, e tem parcerias com artistas como Junior Lima, Lenine e Maria Gadu.
Esta é uma atividade pública do museu, que iniciou em outubro do ano passado suas obras de restauro, ampliação e modernização, “Acreditamos que as atividades culturais são a melhor maneira para estabelecer um canal de comunicação com o público”, observa a diretora.

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. қабір азабы кітап, қабір азабын кімдер көреді ер
    адамның кариотипі, адам кариотипінің
    а тобына қандай хромосомалар топтастырылады
    оқу тәжірибе есебі, дене шынықтыру практика
    есебі ғасырлар қалай оқылады, 22
    ғасыр қашан басталады

  2. классификация доказательств упк рк, доказательства гпк рк
    техникалық қауіпсіздік ережелері электрик, электр тогы қауіпсіздік ережелері презентация қазақстандағы бухгалтерлік есептің
    дамуы, бухгалтерлік есеп ақпараттық жүйе ретінде қаза намазы қалай оқылады, қарыз намазға
    ниет ету

  3. түрі ұлттық мазмұны социалистік мағынасы,
    абайдың 25 қара сөзі қысқаша мазмұны анмен анши, ан мен анши скачать номерді
    қалай білуге болады актив, актив номер тіркеу тезис жазу үлгісі мысал, баяндамаға тезис жазу

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo