Museu festeja aniversário de SP com festival de graffiti
O Museu Paulista da USP (Universidade de São Paulo) preparou um evento para celebrar o aniversário de 466 anos da cidade de São Paulo e, ao mesmo tempo, dar mais vida e colocar cores no entorno do Edifício-Monumento. O “Tapume! Festival de Grafite” será realizado no sábado (25), das 10h às 19h, reunindo 35 grafiteiros destaque no universo do hip hop. Eles terão a missão de transformar em arte os 219 metros de tapume que protegem o prédio histórico.
Os artistas serão inspirados pelo tema “o visível e o invisível na História”, uma menção ao potencial do que o museu deve apresentar após a reabertura. “As novas exposições contemplam espaços para curadorias compartilhadas que buscam ampliar as possibilidades de leitura e significação histórica de temas como trabalho, a casa, o que é e o que faz um museu”, observa a diretora do museu, Solange Ferraz de Lima.
Nomes conhecidos na arte urbana, como Binho, Chivitz, Minhau, Vermelho, Salmos, Kueia, Pas, Ronah, Pardal e Tikka irão participar do evento. A escolha dos convidados contou com curadoria de Gustavo Cortelazzi. Conhecido como Verde, o grafiteiro é morador do Ipiranga e sempre explorou aspectos do cotidiano do bairro em suas criações. Para selecionar os participantes do “Festival Tapume!”, ele levou em conta a diversidade de gênero e de estilos artísticos, abarcando representantes de várias escolas. Durante a ação, o público será incentivado a tirar fotos e postar nas redes sociais com a hashtag #festivaltapume. A melhor imagem será premiada com um shpe de skate grafitados pelos artistas e uma camiseta.
A programação também prevê ações como a palestra “Arte urbana no século XX”, ministrada no auditório do museu, por Baixo Ribeiro, fundador da galeria Choque Cultural e coordenador do programa USP_Urbana. Começa às 10h. O grafiteiro Guilherme Matsumoto, que assina XguiX fará uma oficina, às 11h30, e até as 19h o público poderá se divertir com muita música ao vivo.