Como evitar a constante troca no time de promotores?
Identificar quais as causas da rotatividade de pessoal é um dos primeiros passos para diminuir o turnover nas empresas. Saiba mais neste artigo!
O turnover, também conhecido como rotatividade do quadro de funcionários, é um dos grandes vilões da gestão de trade marketing. Isso porque mesmo bons profissionais precisam ser treinados e esse tempo de adaptação às atividades da empresa afeta diretamente o trabalho realizado no PDV, o que acaba afetando as vendas.
Além disso, quando a empresa tem rotatividade no seu quadro de promotores, ela é obrigada a gastar mais com recrutamento e seleção. Consequentemente, demandando um esforço maior do supervisor e gestor de trade marketing para capacitar novos profissionais. No entanto, é possível contornar todas essas situações com a ajuda de um app de trade marketing.
Neste artigo, vamos abordar como evitar o turnover no time de promotores e como um sistema de trade marketing pode contribuir para que empresas atinjam este objetivo. Continue a leitura para saber mais!
Como reduzir o turnover no time de promotores?
Veja, a seguir, como a rotatividade pode ser evitada na equipe de trade marketing.
Identifique as causas
O primeiro passo para evitar o turnover nas empresas é identificar as causas de tamanha rotatividade, que podem incluir:
- Salário que não acompanha o que é oferecido pelo mercado;
- Benefícios não suficientes;
- Treinamento que deixa a desejar;
- Carga horária e metas inadequadas.
Faça esse levantamento junto à equipe. As entrevistas de desligamento conduzidas pelo RH da empresa também são importantes ferramentas para identificar as causas do turnover. Com esses dados, a gestão pode trabalhar nas soluções necessárias.
Invista em treinamento
Quando a empresa e o setor de trade marketing mantêm uma política interna de treinamento bem estruturada, todos os colaboradores sentem que seu trabalho é valorizado, o que gera mais motivação, comprometimento e, consequentemente, eleva o desempenho dos resultados da empresa.
Ofereça benefícios alinhados com o mercado
Grande parte dos profissionais considera o plano de saúde, convênios com faculdades e outras instituições de ensino grandes diferenciais para permanecer na empresa.
Além disso, ainda existem organizações que oferecem premiação por meta aos promotores, o que aumenta o nível de comprometimento e retenção desses funcionários.
Crie a cultura do feedback
Trabalhar longe da liderança pode gerar insegurança para os promotores. Por isso, é importante manter um contato próximo e também oferecer feedbacks constantes sobre as atividades desenvolvidas no PDV.
Com esse retorno sobre as atividades executadas, fica claro para os promotores o que é necessário aprimorar e quais atividades estão alinhadas com a expectativa da empresa.
Aposte na comunicação com a equipe
Manter uma comunicação transparente é fundamental para tirar as dúvidas do time em campo e também garantir que as ações traçadas estão sendo executadas de forma correta.
Ofereça abertura para a troca de informações e conhecimento. Isso será fundamental para combater o turnover.
Como um sistema de trade marketing pode ajudar a reduzir o turnover?
Com um software de trade marketing, a gestão mantém uma comunicação em tempo real com a equipe de campo, o que permite orientar ações, reforçar questões do treinamento e tirar as dúvidas na hora que elas surgirem.
Isso gera muito mais confiança para o time de promotores, que pode entregar um trabalho de melhor qualidade.
Nesse cenário, um programa de trade marketing tem a função de aproximar a gerência do promotor, assim, diminuindo a distância e facilitando o diálogo, fator que colabora de forma efetiva para a redução do turnover no time de promotores.