Museu de Zoologia tem novo diretor
O espaço expositivo do Museu de Zoologia (MZ) tem novos diretor e vice-diretor da Instituição, Mario Cesar Cardoso de Pinna e Marcelo Duarte da Silva, respectivamente. Cheios de ideias e ânimo, o novo diretor, afirma que é uma “honra assumir um cargo que já foi ocupado por nomes como Paulo Vanzolini, Miguel Trefaut e Marcos Domingos Siqueira Tavares”.
Dentre as principais metas de sua gestão, Pinna destacou o fortalecimento do local como um museu de pesquisa e a expansão e modernização das instalações do Museu. O novo dirigente lembrou que a área de Zoologia da USP está classificada como a melhor do mundo segundo o CWUR Rankings by Subject, elaborado pelo Center for World University Rankings – instituição da Arábia Saudita. A avaliação levou em conta o número de artigos científicos publicados em revistas, utilizando a base de dados da Clarivate Analytics.
“O Museu de Zoologia se constitui como importante centro de pesquisa, ensino e extensão, o que representa a cerne de um museu universitário”, considerou o reitor Vahan Agopyan. Segundo ele, os novos dirigentes terão como principal desafio “tornar o Museu mais atuante dentro da USP e para a sociedade”. “São novos tempos, novas perspectivas e novas expectativas. Tenho a certeza de que os novos diretores farão do Museu de Zoologia um museu melhor e mais dinâmico”, considerou.
O novo diretor, Mario Cesar Cardoso de Pinna, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Biologia Evolutiva pela Universidade da Cidade de Nova York/Museu Americano de História Natural e Livre-Docência pela USP. É professor titular do Museu e atua na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia (taxonomia dos grupos recentes), principalmente na sistemática e filogenia de siluriformes e clupeiformes (grupos de peixes).
Marcelo Duarte da Silva, o novo vice-diretor, é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Entomologia pela Universidade Federal do Paraná. É professor associado do MZ e pesquisador associado do Museu Americano de História Natural. Tem experiência na área de zoologia, com ênfase em sistemática, taxonomia e biologia de lepidoptera (insetos conhecidos popularmente por borboletas e mariposas em forma adulta, e lagartas, taturanas e mandarovás quando imaturos).