AconteceDestaqueMatéria

Presépio da Paróquia Nossa Senhora das Dores e São Peregrino faz trajetória até o nascimento de Jesus

Diferentemente do ano passado, o tradicional e querido presépio da Paróquia Nossa Senhora das Dores e São Peregrino deste ano foi montado, do lado esquerdo do local sagrado, menor e mais modesto, com menos imagens e artefatos.

A estratégia, conforme conta o Frei Moisés de Oliveira Coelho, Pároco da paróquia, a estratégia foi fazer “um presépio mais simples e que viesse recordar a simplicidade do nascimento de Jesus”.

“Se nós fomos pegar a história, fala que Jesus nasceu naquilo que para nós, hoje, seria uma estribaria, um lugar do repouso dos animais, então, dentro desse contexto, foi onde conversando, nós preferimos fazer algo mais simples, que recordasse de fato a simplicidade do nascimento de Jesus”, destacou o Frei.

Em 2025, o presépio não foi montado por José Domingos Crisóstomos Filho, o Zuza, que há mais de uma década tomava o feito como ofício. Os motivos estão relacionados à “questões de saúde”. Então, quem realizou a montagem foram os próprios paroquianos.

Uma ideia principal acolhida para este ano é o acompanhamento do presépio no Advento. Ou seja, o presépio vai crescendo conforme o tempo do advento vai passando, até se aproximar do momento do Natal.

Nesse contexto, na primeira semana desde a montagem, apenas os animais estavam presentes no presépio, fazendo a recordação do local onde houve o nascimento de cristo; na segunda semana “chegaram” o anjo, depois os pastores e reis magos; e nesta semana chegarão Maria e José, pai e Mãe de Jesus, na esperança de sua chegada, programada para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, com a benção que acontecerá no presépio.

Moisés contou, também, que o feito deste ano e as mudanças em relação ao anterior, despertaram curiosidade nos devotos que frequentam a igreja. “As pessoas vem, ficam olhando, se perguntam”, disse. Por isso, uma placa foi deixada uma plaquinha informando sobre todo processo de montagem.

“Teve muita curiosidade, mas eu acredito que está sendo também uma oportunidade de evangelização, principalmente as crianças, que são os que mais se aproximam aqui do presépio. Está servindo para aquilo que foi o motivo pelo qual São Francisco fez o primeiro presépio, que era poder anunciar, testemunhar o nascimento de Jesus”, acrescentou o Frei.

Outra novidade para o natal, refere-se a um coral que acontecerá neste domingo (22), após a missa das 18h, apresentado pelas crianças, conduzidas pelo maestro Leonardo Pacheco e junto com o coro Cantatedonimo.

Artigos relacionados

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo