AconteceDestaqueMatéria

Dia de Santa Luzia é comemorado em capela da Vila Monumento

Nesta sexta-feira (13) é celebrado pela fé católica o dia de Santa Luzia, protetora dos olhos, e a capela destinada à Santa da Vila Monumento fez festa para celebrar a data.

Por falta de espaço dentro do local sagrado, a Missa foi realizada na rua, com cadeiras ao ar livre.
Denise Aloya de Moraes foi uma das ajudantes para realização das comemorações e se recordou de quando, ainda nesse ano, uma árvore colada à capela precisou ser removida dentro dos padrões legais, por conta de danos que estava causando nas estruturas do local.
Desde então, um trabalho de revitalização foi feito no local, com pinturas sacras realizadas pelo artista Marco Funchal, que em quatro dias realizou as pinturas internas feitas à mão livre. Cuidados com o jardim externo foram realizados com ajuda da Subprefeitura.
Agora, com todos os serviços prontos, o dia foi de comemorar Santa Luzia.
“Foi uma batalha toda luta que a gente fez para chegar até aqui, mas, eu senti que foi uma missão, porque as coisas foram acontecendo uma atrás da outra, dando certo e eu sempre falando com Santa Luzia: “se tiver que ser, que seja perfeito, calmo, que dê tudo certo, e foi dando tudo certo. Inclusive, hoje, a gente pediu para não chover e não choveu”, expressou Aloya.
Ainda, segundo ela, o sentimento de ver a festa acontecendo e o local Santo restaurado é de “realização”.
Dentre os diversos fiéis e devotos presentes na data, muitos carregavam com si testemunhos de milagres e bênçãos concedidas por Santa Luzia. Alguns, compartilharam suas histórias de fé e vitória com a reportagem.
Ana Soares de Brito, 76 anos, por exemplo, precisou operar da catarata e pediu a intercessão de Santa Luzia para que ficasse boa. Tendo seu pedido atendido, agracece até hoje à Santa protetora dos olhos pela benção concebida.
“Santa Luzia me ajuda, eu tenho o retrato dela e devoção por ela”, contou, Soares, que largou seu serviço de costura para ir à missa. “Eu não perco não. Sempre orei por Santa Luzia”, frisou.
Ana Maria Bruno de Menezes passou pelo mesmo procedimento que sua xará e também recebeu as bênçãos de Santa Luzia.
“Eu fiquei muito feliz e venho todo dia 13 na missa de Santa Luzia, sou devota e rezo para todas as pessoas que tem problema na vista. Eu fico muito feliz de vir”, afirmou. “Maravilhosa”, completou, sobre a festa promovida na capela e seu entorno.
O marido de Fátima Cecílio, 63 anos, precisou ainda mais da intercessão de Santa Luzia após ficar com visão dupla e foi contemplado com a cura da doença sem precisar de medicamentos, após sua esposa pedir à Santa, assistir uma missa presencial, ter comungado em intenção e ter divulgado a graça.
“Eu venho aqui no dia 13 e divulgo para todo mundo. Peçam e divulguem a graça de Santa Luzia. Precisa, o mundo inteiro, saber o poder que tem a oração e pedir para ela”, destacou.
“Meu Deus! É um sentimento de alegria, de q minha fé não acabar. A gente precisa ter fé”, salientou ainda, Cecílio, sobre a felicidade de ter recebido a graça para seu esposo e poder participar das comemorações.
“Quero estar sempre aqui, sempre dar o testemunho dela e divulgar. Divulguem, para cada vir cada vez mais graça”, concluiu a senhora.
A festança contou também com tradicionais barraquinhas de comes e bebes, além de Missas que foram celebradas em homenagem à Santa Luzia. Uma cantata de Natal foi apresentada pelo grupo Articurando, que também se apresenta em outras igrejas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo