Todos os postos de saúde da cidade de São Paulo estão aplicando a vacina contra a dengue, no público alvo, que são crianças com 11 meses e 29 dias de idade e adolescentes entre 10 e 14 anos. A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a vacinação. É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais
Observação: Após infecção pelo vírus da dengue: é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença. Este intervalo não prejudica a resposta imunológica para a complementação do esquema vacinal, não sendo necessário reiniciá-lo.
Administração Simultânea com outras vacinas: A vacina dengue (atenuada), não poderá ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do Calendário de Vacinação:
- a) vacinas inativadas e outras: podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacinação contra a dengue;
- b) vacinas atenuadas: podem ser administradas após 30 dias da vacinação contra a dengue.
POSTOS DE VACINAÇÃO
-Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Funcionamento: de segunda a sexta-feira – Horário: das 7h às 19h.
-AMA/UBS Integradas – Funcionamento: 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.