AconteceDestaqueMatéria

Fiéis lotam Santuário do Ipiranga no dia de Nossa Senhora Aparecida

Neste sábado (12), em que o dia de Nossa Senhora Aparecida foi comemorado pela fé católica, o Santuário destinado à Padroeira do Brasil do Ipiranga recebeu centenas de fiéis e devotos à Santa.

“Todo ano eu estou aqui. Muito boas as festas daqui. São ótimas, uma beleza, uma Benção de Deus. Todo ano faço questão de vir”, contou Elvira Maria Pereira Brito, 72 anos, moradora do Parque São Lucas, mas que todo ano comparece ao Santuário do Ipiranga no dia de Nossa Senhora Aparecida.

Aleksandro Pereira Brito, 45 anos, é filho de Elvira e foi o responsável por levá-la ao local sagrado. “Eu sou devoto [de Nossa Senhora Aparecida]. Ela é a Mãe Padroeira do nosso Brasil”, destacou.

Assim como Elvira e Aleksandro, a igreja do Ipiranga anualmente recebe diversas pessoas de outras regiões da cidade, ou até mesmo de outro estado, para poderem celebrar a data.

Fiéis lotam Santuário do Ipiranga no dia de Nossa Senhora Aparecida
Fiéis, devotos e famílias estiveram no Santuário para celebrar e agradecer à Nossa Senhora Aparecida por Bênçãos alcançadas e pedidos atendidos

Maria Lopes, por exemplo, é natural de Rondônia. Devota de Nossa Senhora Aparecida, ela aproveitou uma visita aos filhos que moram no Ipiranga para comparecer ao Santuário da região e prestigiar a Padroeira do país.

“Eu vim participar da Missa hoje em homenagem ao dia da nossa mãezinha, do Dia das Crianças”, expressou Lopes, que achou “tudo muito lindo”. “A festa maravilhosa”, disse.

“Eu sou muito devota, tenho muita fé, ela [Nossa Senhora Aparecida] significa muito para mim. Eu já alcancei muitas graças”, concluiu Maria, sobre o significado de Nossa Senhora Aparecida para ela.

Outros presentes durante o festejo, estiveram em família para prestigiar Nossa Senhora Aparecida e também para agradecer às Bênçãos alcançadas.

“Eu sempre morei no Ipiranga, adoro aqui a Igreja, sempre venho durante a semana, mesmo quando não tem missa, passo aqui, faço a minha oração. É um Santuário, né? Lugar de oração de paz, lugar que eu encontro a minha paz”, contou Francisco Carlos Noaves Camillo, 65 anos, cuja esposa já passou por um processo difícil por conta de um câncer em sua vida e foi curada e amparada por Nossa Senhora Aparecida.

“Nossa Senhora Aparecida que segurou essas pontas para a gente. Ela foi a mãezona mesmo”, salientou Carlos, que achou a festa “ótima, como todo ano”.

Rejane de Lima Paz é a esposa de Francisco. Frequentadora assídua de Aparecida do Norte, ela esteve no Santuário do Ipiranga pela primeira vez neste ano e gostou da celebração. “Gostei muito. Quero vir outras vezes”. Para ela, Nossa Senhora Aparecida significa “tudo”. “Eu já passei por momentos da minha vida muito difíceis, como um câncer, e eu fui curada. Então, eu devo muito a ela [Nossa Senhora Aparecida]”, contou.

Assim como em todos os anos, o Santuário contou ainda com as tradicionais barracas de comes e bebes, além de uma Procissão para Nossa Senhora Aparecida, realizada às 17h.

Além dos já mencionados na reportagem, ouvimos outros devotos que conversaram, contaram graças alcançadas e expuseram seu sentimento em poder fazer parte da festa.

“Faz 16 anos que eu frequento o Santuário. Todos os anos eu venho, é uma festa magnífica, emocionante, que contagia a gente de verdade”, frisou Sabrina Faustino, 46 anos, para a qual Nossa Senhora Aparecida significa “tudo”. “É a estimulação nossa para a vida, para o amor, para tudo”.

Alef Almeida mora na região há um ano e participou da festa pela primeira vez. “É emocionante, muito cativante, porque eu sempre ia na igreja no dia de Nossa Senhora Aparecida, na região que eu morava antes, mas aqui eu estou encantado, com a Missa, com a festa, com o carinho. É surreal. Sem explicação” pontuou.

Zani Souza frequenta a Paroquia há um ano e é devota de Nossa Senhora Aparecida. “A festa está muito boa”. Para ela, Nossa Senhora Aparecida significa “uma mãezinha”.

“Por nós sermos católicos é muito bom. Uma festa muito devota a Nossa Senhora [Aparecida]. Já faz muitos anos que eu frequento aqui. Todo ano que eu não posso ir lá no Santuário dela, eu venho aqui”, afirmou Graça Brito, 49 anos, também devota de Nossa Senhora Aparecida.

Laércio Aparecido da Silva, 50 anos, é marido de Graça. “Não tem como deixar de prestigiar essa data de hoje, porque, eu obtive uma graça, também, de Nossa Senhora Aparecida”, expressou, destacando ainda que por conta de fortes dores nas pernas, não conseguia andar. A partir de uma oração feita por sua mãe, obteve a graça, através de Nossa Senhora Aparecida.

Maria José Lima de Vasconcelos, 75 anos; sua filha, Francisca Marca, 48 anos; genro, José Roberval da Silva Lima, 56 anos e neta, Maria Fernanda de Vasconcelos Lima, são devotos de Nossa Senhora Aparecida, pertencem à Paróquia Nossa Senhora das Dores e estiveram presente no Santuário carregando uma imagem da Padroeira do Brasil.

“Adoro [a festa]. É a coisa mais linda que a gente tem. [Nossa Senhora Aparecida] significa muito na minha vida, na vida das minhas filhas e de toda minha família. Ela é tudo de bom”, frisou Maria José.

“Nossa Senhora é tudo na nossa vida. Sem ela, a gente não tem nem o que respirar. Não tem nem palavras. É a nossa mãe e nossa mãe”, salientou Francisca, que achou o festejo, acima de tudo, “importante”. “Tem que divulgar que a Nossa Senhora é a nossa Santa dos milagres e que a igreja possa progredir, crescer cada vez mais, atrair mais fiéis e vamos falar da nossa fé sempre”, disse.

José Roberval contou que passou por “maus bocados” e foi Nossa Senhora Aparecida quem lhe salvou. “Essa festa é muito importante. Nós temos que saber que ela é a rainha do Brasil”, disse.

A pequena Maria Fernanda expressou: “A senhora Aparecida é muito linda, muito carinhosa e ela é tudo para mim. Eu amo ela, ela parece minha mamãe”. A menina atentou ainda para a festa, que segundo ela estava “bonita. Muito bacana”.

“É muito gratificante a gente visitar a casa da mãe. Dá uma certa emoção. Nossa mãe Aparecida é uma Bênção nas nossas vidas e também é gratificante sempre estar na casa da mãe”, informou o baiano de natureza, mas morador do Ipiranga, Adão Silva, 42 anos, que foi ao Santuário com sua esposa e filhos. “Eu acho que a Nossa Senhora Aparecida é uma Bênção. Estou gostando muito” destacou seu filho, Fernando Silva, 10 anos.

Rosa Monteiro da Silva, 55 anos, é do Amparo Maternal, que acolhe mães e bebês em vulnerabilidade social e frequenta o Santuário há três anos. “Só tenho a agradecer à Nossa Senhora e a oportunidade de estar aqui. Em nome do Amparo Maternal, muito obrigada”.

“Essa festa eu acho que é essencial. É tudo. Tem que ter, para que os devotos venham, participem e demonstrem sua fé. A fé na nossa mãe, na mãe Aparecida”, concluiu Monteiro.

Edinalva Ribeiro, 49 anos, atua no Santuário há seis anos, é devota de Nossa Senhora Aparecida, e conversou sobre seu sentimento com os festejos para a Santa. “Para mim é um momento de extrema dedicação. É doação. Toda vez que eu trabalho é uma renovação da minha fé”, afirmou.

“Trabalhar na igreja é retribuir um pouquinho do que eu recebo de Nossa Senhora Aparecida”, finalizou, Edinalva.

Alguns dos que foram no Santuário, também carregaram consigo a saudade de algum entente querido, que faleceu, mas carregou com sigo a devoção, carinho e amor por Nossa Senhora Aparecida. Rosenilda Lima, 53 anos; Daiane Souza dos Santos, 38 anos, e Elisangelo Souza dos Santos, 41 anos, são irmãos e levaram a saudade de sua mãe para um momento de orações no Santuário.

“Estou maravilhada. É tudo lindo”, contou Rosenilda; “Nossa Senhora Aparecida para mim significa além da minha vida. Eu perdi minha mãe recentemente e ela era bem devota de Nossa Senhora Aparecida”, disse Daiane; “Ela é uma mortal que nos ensinou a como seguir as ordens de Deus e como fazer na nossa vida melhor para cumprir a vontade de Deus”, completou Elisangelo, destacando ainda que o momento foi de “reencontro com a mãe. “A gente vem ter um reencontro com a nossa mãe”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo