AconteceDestaqueMatéria

46º Batalhão realiza 1º Simpósio sobre Boas Práticas de Gestão do Programa Vizinhança Solidária

Moradores do Ipiranga, policiais militares e lideranças dos CONSEGS e PVS (Programa Vizinhança Solidária), se reuniram no Auditório do Museu do Ipiranga para acompanhar o 1º Simpósio realizado pelo 46º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano sobre boas práticas para melhoria na gestão do programa.

Presente no evento, o ex-comandante do 46º Batalhão, Antônio Thomazelli Júnior, foi o primeiro a falar no encontro, comemorou a boa presença do público e abordou sobre como os cidadãos podem interagir com o estado para melhorar a segurança, citando o Programa Vizinhança Solidária como exemplo.

“A nossa Constituição Federal é muito sábia e tem uma recomendação. Lá no Artigo 144, quando fala da segurança pública. Tem uma parte que a gente grava bem, que é a primeira, que fala assim: a segurança pública é um direito. A segunda, a gente nunca lê com a profundidade que merece: direito e responsabilidade de todos”, citou Thomazelli para exemplificar sua fala.

“Responsabilidade é algo um pouco maior do que a apreciação de um direito. Direito é um “venha a nós”. “Eu tenho direito”, então, estado, o que você vai fazer? ”, especificou, citando sua avó, que dizia estas palavras como exemplo, mas salientando que a responsabilidade também deve ser do povo.

E que através da Vizinhança Solidária, um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva, os laços entre comunidade e PM são estreitados, para um melhor trabalho.

Um dos objetivos da reunião, foi abordar, justamente, como otimizar os trabalhos entre a PM e a vizinhança, que se solidariza em ajudar no combate aos crimes, estreitando assim, os laços com os vizinhos próximos para que juntos, consigam atuar em prol de uma sociedade mais segura.

Por isso, é necessário o investimento em boas práticas para gestão do Programa Vizinhança Solidária, assunto que foi abordado pelo Comandante Nicotare, que comanda o 46º Batalhão atualmente.

“A nossa ideia aqui é a gente plantar essa sementinha de começar a disseminar, a fomentar, a interação com as comunidades, essa sinergia e melhorar a segurança pública. Dando início a nossa ideia é trazer algumas reflexões. Gotas de sabedoria. Agregar valor”, expôs o comandante, alertando para a importância da gestão das boas práticas para um trabalho de melhor qualidade.

Ainda, segundo ele, existem ideias relacionadas à polícia comunitária, mas que “ficam na cabeça” e não são colocadas em um papel. “A gente não pode centralizar as boas ideias e boas práticas somente nas pessoas. Nós não escrevemos”, expressou, exemplificando casos de uma boa prática de gestão.

Para exemplificar o que foi dito, um dos casos que Nicotare citou foi o de atos infracionais praticados por menores na cidade de Ribeirão Preto, na década de 1990, com armas de brinquedo. Através de uma ideia em conjunto com a comunidade, os armamentos falsos dos adolescentes foram substituídos por kits escolares, doados pelos comunitários.

O feito, segundo ele, foi um sucesso e praticamente zerou o problema. “Não tinha mais aquele problema”, disse.

Além do exemplo citado acima, outros expressos por ele, assim como novas ideias que poderão ajudar no combate mais efetivo ao crime, como a elaboração de um adesivo de geladeira com os nomes e contatos dos vizinhos mais próximos, para que, em eventuais acontecimentos, uma ação rápida possa ser tomada.

‘Nós fazemos muitas coisas boas, mas elas ficam enterradas com a gente. Então, essa é a ideia que a gente traz aqui: que os senhores e as senhoras possam começar a escrever tudo aquilo que é feito e que dá resultado”, indagou, ainda.

Nicotare, assim como Thoamzelli, também comemorou a presença dos convidados. “Agradeço, também, a presença de todos os senhores e senhoras, os palestrantes que atenderam ao nosso chamado”, celebrou. “Hoje, nós estamos falando aqui com as lideranças, quem sabe no próximo encontro, a gente não traga mais pessoas”, deseja. Outros palestrantes também discursaram durante o evento.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Watch video clips from the guy’s point of view to feel just like you’re right in the center of
    the action and get a good view! You could find big
    booties in just about any other category you can think about!
    Whether you’re into curvy teens, sexy MILFs, or thick Asians, they all have an area here.
    Check out the bouncing, backshots, and incredible action in group intercourse, gangbangs,
    anal, one-on-one, and many more. https://xxx-pointjxly258147.blogofoto.com/59799847/how-to-get-a-girl-to-send-nudes-of-herself

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo