Viagens ecológicas ao redor do mundo
A palavra do momento é “sustentabilidade”! Já passou da hora de sermos mais ecológicos e pensarmos em cuidar do nosso planeta, que foi maltratado ao longo de gerações. Uma pesquisa recente revelou que a maioria dos viajantes brasileiros reconhece a importância das viagens sustentáveis. Portanto, ao planejar suas férias, escolha destinos e acomodações que adotem iniciativas para proteger o planeta e contribuir de forma positiva com as comunidades locais.
Neste temos daremos algumas dicas de destinos ao redor do mundo com as maiores acomodações sustentáveis. As opções incluem cidades inovadoras, parques naturais e destinos que se esforçam para gerenciar o turismo de maneira mais consciente.
Hoedspruit, África do Sul
Hoedspruit está cercada pela maior área de conservação privada do mundo, situada no centro da Biosfera Kruger to Canyons, reconhecida pela UNESCO. A comunidade local participa de várias iniciativas de reciclagem e conservação, além de apoiar a economia local com o mercado “Local is Lekker”. É um dos melhores locais para safáris ecológicos na África do Sul. O Centro de Reabilitação de Vida Selvagem Moholoholo e o Centro de Espécies Ameaçadas de Hoedspruit são exemplos do trabalho realizado na proteção dos animais. O Bundox Safari Lodge oferece barracas de safári e chalés de palha, rodeados por uma área verde com piscina ao ar livre e um deck de observação.
Estocolmo, Suécia
Estocolmo é uma das cidades mais ecológicas da Europa, considerada um modelo internacional de ação climática. A capital sueca utiliza fontes de energia renováveis e recicla 99% dos resíduos sólidos. A água encanada é uma das mais limpas do mundo, eliminando a necessidade de comprar água engarrafada. Com um excelente sistema de transporte público e atrações turísticas próximas, é fácil conhecer a cidade de forma sustentável. O programa comunitário de bicicletas permite alugar uma das mais de mil bicicletas espalhadas pela cidade. Um passeio noturno de caiaque oferece uma experiência única pelas vias aquáticas de Estocolmo. O Downtown Camper by Scandic é uma opção de hospedagem com certificado de sustentabilidade.
Arusha, Tanzânia
Conhecida como a capital do safári da Tanzânia, Arusha está entre o Cairo e a Cidade do Cabo, sendo uma ótima parada para quem vai escalar o Monte Kilimanjaro. A cidade promove iniciativas ambientais como o plantio de árvores e programas de voluntariado agrícola sustentável. O Museu Olpopongi Maasai oferece uma imersão na cultura Maasai. O Banana Farm Eco Hostel utiliza energia 100% renovável e fica próximo ao Mercado Central de Arusha.
Merzouga, Marrocos
Merzouga, no sudeste do Marrocos, é conhecida por suas dunas de areia e diversidade de vida selvagem. As antigas aldeias berberes nas proximidades oferecem uma oportunidade para conhecer a história e cultura locais. O Marrocos se compromete com um desenvolvimento sustentável e metas de energia 100% renovável até 2050. O acampamento Ali & Sara’s Desert Palace nas dunas de Erg Chebbi proporciona uma experiência autêntica com barracas decoradas com itens artesanais locais.
Puerto Iguazú, Argentina
Puerto Iguazú abriga o Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Com 275 cachoeiras, a Garganta do Diabo é a mais famosa. Trilhas e o Trem Ecológico permitem explorar o parque de forma sustentável. O Gran Meliá Iguazú é um hotel de luxo com vista para as cachoeiras e a selva.
Boracay, Filipinas
Boracay, com suas 17 praias e enseadas, promove práticas de ecoturismo sustentável, incluindo a adoção de triciclos elétricos e energia solar. O La Banca House, na White Beach, compensa sua pegada de carbono, reduz o desperdício de alimentos e proíbe plásticos descartáveis.
Villa de Leyva, Colômbia
Villa de Leyva é conhecida por sua história e arquitetura tradicional. O Festival del Árbol celebra a flora indígena com palestras e apresentações locais. O Hotel Alma oferece vistas panorâmicas e é ideal para descansar.
Amsterdã, Holanda
Amsterdã incentiva os visitantes a explorarem áreas fora do centro lotado, promovendo a distribuição dos benefícios do turismo. A cidade investe em transporte público e ciclismo, além de reduzir as emissões de CO2 e promover a culinária vegana e vegetariana.
Toronto, Canadá
Toronto promove viagens responsáveis com guias locais, veículos elétricos e a Lei do Telhado Verde. A cidade também incentiva o consumo de produtos locais em restaurantes.
Rishikesh, Índia
Rishikesh, famosa pela ioga e meditação, adota práticas sustentáveis como o vegetarianismo obrigatório e riquixás movidos a GNC. Artistas locais reutilizam plásticos descartáveis para criar arte.
Gostou das dicas? Para saber mais, acesse a Booking.com, que compartilha os melhores destinos globais para hospedagem sustentável e criou o selo “Viagens Sustentáveis” para ajudar o viajante a encontrar o roteiro ideal.