AconteceDestaqueMatéria

Sede do Instituto Super Mães é inaugurada no Ipiranga

Projeto que objetiva capacitar e fortalecer as mulheres o Instituto Super Mães ganhou oficialmente sua nova sede, que foi inaugurada neste domingo (23), com grande festa a presença de autoridades, como o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

A estratégia através dos trabalhos realizados pelo instituto é, acima de tudo, promover o empreendedorismo, o autocuidado e o bem-estar emocional, como explica Simone Vigilato, presidente do local.

“Primeiro lugar, esse dia foi sonhado há muito tempo e tudo começou com um sonho onde Deus falava para mim que eu tinha que montar um projeto de mães de criança com deficiência”, contou Vigilato, destacando a necessidade que encontrou para a criação do Super Mães a partir de uma “solidão” quando o assunto era relacionado a mães de PCDs.

“Existia uma necessidade, uma tristeza muito grande nos lugares que eu ia com meu filho porque eu me sentia muito sozinha. As mães de criança com deficiência, quando entram numa maternidade atípica, não sabem o que vai acontecer na vida dela. Então, se elas têm um emprego, perdem; um estudo, perdem também, porque ela tem que se dedicar em período integral, sem férias, sem ser remunerada, para cuidar inteiramente desse filho”, destacou.

“A gente perde um pouco da dignidade, porque a gente não pode trabalhar, nós não podemos estudar, as portas se fecham, nossos filhos não são convidados mais para os aniversários da família, porque podem derrubar uma mesa, babar em cima de um brigadeiro. Então, infelizmente, um bom tempo, a gente fica excluída da sociedade e vai a pergunta que eu faço para todos agora: quem cuida do emocional dessas mães?”, salientou, como um forte desabafo, a presidente.

Por isso, o projeto tem como objetivo principal capacitar e fortalecer essas mulheres em diversos aspectos de suas vidas, promovendo o empreendedorismo, o autocuidado e o bem-estar emocional. A iniciativa busca empoderar as mães, fortalecendo sua autoconfiança e autoestima, e incentivando-as a buscar seus objetivos pessoais e profissionais.

Sede do Instituto Super Mães é inaugurada no Ipiranga
O prefeito Ricardo Nunes, junto com outras autoridades, esteve presente no evento de inauguração da sede do projeto Super Mães

Dentre os objetivos específicos do trabalho, estão a capacitação em Habilidades Empreendedoras; Promoção do Autocuidado: Oferecer atividades de relaxamento, meditação e exercícios físicos adaptados, entre outras ações realizadas.

Algumas das atividades propostas são workshops; palestras; sessões de coaching; mentoria individual; grupos de apoio e rodas de conversa.

O projeto é direcionado a mães de crianças com deficiência, interessadas em empreendedorismo, cuidado pessoal e saúde mental, residentes na região e em áreas circunvizinhas.

A sede do Instituto Super Mães fica Rua Leais Paulistanos 39 A. No dia de sua inauguração, atrações musicais, interações com as crianças e ao final uma apresentação de quadrilha PCD. Também participou do evento, outro projeto do instituto, nominado “Feira Super Mães”.

Houve ainda participação especial da Escola de Samba Imperador do Ipiranga e barracas típicas de festa junina no evento.

Presente no evento, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou a importância e alegria de poder estar na inauguração. “[Falo] da minha alegria de poder estar aqui”.

Atualmente, o projeto tem 350 pessoas cadastradas já cadastradas e a sede do Instituto Super Mães fica na Ruas Leais Paulistanos, 39 A, mais precisamente na casa azul que fica dentro da Praça do Monumento.

Para a reportagem, Simone destacou sobre seu sentimento com a inauguração do espaço. “Gratidão por tudo. Pelo prefeito estar aqui, por todas essas autoridades que vieram olhar pelo Super Mães e todas as mães, que são as maiores. É tudo por elas”, disse.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo