Turismo

O ecoturismo no Paraná, uma jornada sustentável pela natureza

O ecoturismo emerge como uma tendência crescente, à medida que os viajantes buscam destinos que proporcionem uma pausa na agitação cotidiana, aliada à responsabilidade ambiental. A preservação da fauna e flora torna-se a principal preocupação ao escolher momentos de lazer. O ecoturismo oferece a oportunidade de explorar locais com belezas naturais preservadas, envolvendo-se com a cultura local por meio de atividades que não impactam negativamente o meio ambiente, assegurando a sobrevivência dos biomas nativos.

Em sintonia com essa busca por tranquilidade, conexão com a natureza e desligamento do ambiente urbano, o Brasil destaca-se como um dos principais destinos de turismo ecológico no mundo, conforme aponta o Levantamento de Demanda Turística Internacional realizado pelo Ministério do Turismo.

Na região da Mata Atlântica, uma das mais ricas em biodiversidade, encontra-se a Grande Reserva, abrigando cerca de 80 negócios de turismo sustentável. Nesse contexto, apresentamos cinco sugestões de passeios de ecoturismo na Grande Reserva Mata Atlântica, no Paraná.

A cachoeira Salto dos Macacos, em Morretes, oferece uma experiência imersiva em meio à natureza, com uma queda d’água de 70 metros. A trilha que leva até ela proporciona momentos de contemplação, incluindo um tobogã natural que desce pela parede de pedras, culminando em uma piscina natural com vistas deslumbrantes para as montanhas do Marumbi. O horário restrito de acesso visa preservar o ambiente, destacando a importância da conscientização.

A viagem de trem Curitiba-Morretes, pela Serra Verde Express, é uma atração única, oferecendo paisagens naturais deslumbrantes da Serra do Mar paranaense. Além de apreciar a natureza durante o trajeto, os turistas podem mergulhar na cultura local em Morretes, conhecendo mais sobre a história da cidade e desfrutando do famoso barreado. Após o almoço, aventuras pela natureza em veículos 4×4 completam a experiência.

A Mata do Uru, na região da Lapa, é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com 128 hectares de floresta de araucárias e campos naturais. Mantida pela Posigraf, a área oferece uma trilha educativa com guias que exploram a fauna e flora locais, promovendo a conscientização ambiental.

As Cachoeiras do Jajá, a cerca de 50 km de Curitiba, são ideais para um dia de turismo ecológico. Com quedas d’água e piscinas naturais, a atração proporciona estrutura completa para famílias, incluindo banheiro, estacionamento e quiosques com churrasqueiras.

A Ilha do Mel, parte do município de Paranaguá, destaca-se como um dos destinos mais encantadores para o ecoturismo no Paraná. Com biodiversidade exuberante, trilhas pela natureza e praias com águas tranquilas, é um refúgio para o descanso. A travessia até a ilha, realizada por barco ou lancha, oferece vistas incríveis da Fortaleza, Nova Brasília, Farol das Conchas e Encantadas.

Além desses destinos, o Ekôa Park, localizado em Morretes, proporciona experiências imersivas no turismo ecológico. Com atividades variadas, como arvorismo, tirolesa, rapel e trilhas educativas, o parque é uma opção completa para todas as idades.

Busca de ambientes para tranquilidade e energização, conexão com a natureza, desligamento das atividades do meio urbano, mergulho em águas cristalinas e trilhas em meio à vegetação são alguns atrativos que o ecoturismo traz.

A Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade e hoje é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta, contando com apenas 12,5% de suas florestas originais. Localizada nos Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, a maior área preservada contínua da Mata Atlântica e a Grande Reserva.

Gostou das sugestões? Faça já a sua mochila e boa aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo