Turismo

Entre Lisboa e Porto, um mundo a se explorar

Portugal é um país magnifico, cheio de história e com paisagens e cenários pra lá de instagramáveis. E ainda tem a facilidade da língua! É só você escolher seu roteiro e fazer às malas e ter férias inesquecíveis.

Quando se fala em Portugal logo se lembra de Lisboa e seus pontos turísticos. Um dos mais visitados é a Torre de Belém. A histórica construção é uma fortificação localizada na freguesia de Belém, na margem direita do Rio Tejo e muito fotografada. Mas, tem muito mais para ser explorado entre Lisboa e Porto. Que tal conhecer o Centro de Portugal?

Na região entre as duas famosas localidades há inúmeros destinos maravilhosos, como Coimbra, Aveiro e Fátima. Mas, além de visitar as cidades e vilas encantadoras que se espalham por seu território, os turistas podem ter muitas experiências inesquecíveis – desde hospedar-se em hotéis de charme deslumbrantes até comer em restaurantes de qualidade indiscutível.

A Vista Alegre, por exemplo, é uma das marcas da região que podem deixar uma viagem por lá ainda melhor. A célebre fabricante de porcelanas finas tem em Ílhavo, a uma hora de Porto, uma fábrica em pleno funcionamento e um museu, que não apenas conta toda sua história, mas também exibe peças icônicas de suas coleções ao longo dos anos, que fascinam por seu design.

A contribuição da marca Vista Alegre para o turismo português não acaba por aí. Ela também é tema do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, também em Ílhavo, um cinco estrelas totalmente decorado com as cobiçadas peças da marca, com um edifício moderno e sofisticado e outro histórico e clássico, onde vivia a família do fundador da companhia.

Na Serra da Estrela, o destaque vai para a Casa de São Lourenço, um hotel cinco estrelas com 17 quartos e quatro suítes que fica no Vale do rio Zêzere, o maior vale glacial da Europa. A 1.200 metros de altitude, conta com vistas panorâmicas de tirar o fôlego, decoração elegante e minimalista, e mobília de design contemporâneo. A decoração conta com objetos e obras de arte produzidas em pura lã de ovelha chamada burel e que dá tema ao hotel. Originalmente utilizado por pastores, o burel se transformou em matéria-prima de design e é produzido exclusivamente nesta região. Os turistas também podem visitar a fábrica que fica na vila de Manteigas, que mostra a história do burel e possui uma loja com roupas, acessórios e peças de decoração.

E falando em fábrica, em Viseu encontra-se a produção da Abyss & Habidecor, que trabalha com algodão egípcio para criar toalhas que estão entre as melhores do mundo. A marca faz parte do grupo Celso de Lemos, que também tem nas redondezas de Viseu a Quinta de Lemos, produtora de vinhos, mel e azeite, e um restaurante, o Mesa de Lemos, que garante uma das melhores experiências gastronômicas da região. Sob o comando de um renomado chef, o Mesa Lemos aposta em produtos regionais trabalhados com imaginação e técnicas consoantes com a cozinha contemporânea.

Por fim, o litoral também tem luxo a oferecer, muito diferente dos resorts “pé na areia”, existentes no Brasil. O Noah Surf House, na praia de Santa Cruz, a uma hora de Lisboa, é dedicado ao mar e ao surfe, e possui oito quartos e 13 bangalôs maravilhosos, além de piscina, jacuzzi, skate park, loja de equipamento de surfe e um restaurante na praia. Com uma localização mais tranquila que Nazaré e Peniche, os hubs do surfe português garante boas ondas, vistas estupendas para o oceano e uma atmosfera positiva, com experiências exclusivas.

O bacalhau é um peixe tipicamente português, estando presente na gastronomia do país inteiro. Mas, é no Centro de Portugal que ele ganha seu lugar de honra, principalmente em Ílhavo, cidade que construiu um museu dedicado à sua história e que fica a 100 quilômetros de Porto.

O Museu Marítimo de Ílhavo conta como o peixe foi importante em uma época em que os portugueses passavam por escassez de alimentos. Como o bacalhau passa por um processo de salga e secura, ele durava mais tempo e chegava aos recantos mais longínquos do interior do país. Por isso e pelo fato de a pesca nos mares frios do Norte ser perigosa na época, os pescadores de bacalhau eram verdadeiros heróis nacionais.

Com o bacalhau em abundância e outras carnes em falta, não é de se espantar que os portugueses tenham explorado a criatividade e criado centenas de pratos diferentes com o peixe. Listamos abaixo cinco deles para provar no Centro de Portugal.

O Bacalhau à Lafões é uma versão do bacalhau empanado e assado em postas, com batatas, ovos cozidos, alho, cebola e, é claro, muito azeite. O melhor lugar para provar esta iguaria é Viseu ou alguma das cidades próximas, já que foi ali que ela surgiu.

Já o Arroz de Bacalhau é um maravilhoso refogado de arroz, bacalhau, azeite, cebola e tomate, um prato cremoso e de dar água na boca. O resultado é absolutamente imperdível!

A Caldeirada de Bacalhau é tradicional em Portugal. Nada mais é do que um ensopado que leva pão entre os ingredientes. As caldeiradas de peixe são uma especialidade da cidade de Aveiro.

O Bacalhau à Lagareiro é cozido no leite e depois assado com azeite, assim como as batatas que são servidas junto. E por fim o turista também pode experimentar o Bacalhau Gratinado.

Não há como errar com um peixe delicioso coberto por um molho branco e que fica melhor ainda no forno. Há diversas maneiras de gratinar o bacalhau e todas elas são excelentes. Versões recheadas com batata doce e pão ou espinafres e queijo estão entre as favoritas.

Gostou das dicas? Então procure seu agente de viagens e passe férias luxuosas no Centro de Portugal.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo