AconteceDestaqueMatériaSaúde

SP aplica bivalente para pessoas acima de 50 anos

São Paulo iniciou a vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer bivalente para a população acima de 50 anos. A cidade recebeu na terça-feira (25), 161 mil doses do imunizante e já anunciou que a população acima de 18 anos pode se inscrever para a chamada “xepa”.

“Nossa rede está estruturada para vacinar toda a população com a dose da Pfizer bivalente, temos 470 UBSs preparadas para realizar a imunização. Como são mais de 9 milhões de pessoas acima de 18 anos na capital, vamos ampliar a vacinação conforme o recebimento de novos lotes”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

A vacina contra a Covid-19 Pfizer bivalente está disponível, atualmente, para todos os idosos acima de 60 anos de idade, além de pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.

Estão recebendo esse imunizante as pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida. Até o momento, foram aplicadas 1.095.922 doses da Pfizer bivalente na capital.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7h às 19h. Os munícipes podem procurar a UBS mais próxima de sua residência pela plataforma Busca Saúde: (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/)

Buscando atingir um maior número de pessoas possíveis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) liberou, a partir desta quinta-feira (27), a vacina bivalente para a população acima de 18 anos de idade. Esse grupo poderá se inscrever na chamada “xepa” para recebimento da vacina da Pfizer, caso haja dose remanescente da vacina.

A inscrição deve ser feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do munícipe.

A aplicação das doses remanescentes, utilizada pela secretaria desde o início da campanha contra a Covid-19, amplia a possibilidade da vacinação aos grupos ainda não elegíveis e propicia o direcionamento correto das doses remanescentes evitando risco de desperdício de vacinas, garantiu o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo