Os olhos merecem atenção especial
Quando o assunto é a beleza do rosto, a maquiagem é a grande aliada porque valoriza a expressão e ainda disfarça as imperfeições. Neste assunto, os olhos merecem uma atenção especial.
A sedução através do olhar é uma poderosa arma usada ao longo da história do mundo. Também no cinema, algumas atrizes ficaram famosas principalmente por causa da força de seus olhares. Quem não se lembra de Greta Garbo ou de Liz Taylor com seus olhos violetas?
As sombras para os olhos são capazes de fazer verdadeiros milagres na aparência, é tudo uma questão de saber usá-las.
Elas podem criar profundidade, disfarçar contornos indesejáveis e camuflar imperfeições. O sucesso reside em saber aplicá-las. Em primeiro lugar é preciso reconhecer qual o seu tipo de olho e, depois, aprender como usar corretamente esta poderosa arma. Veja alguns passos que poderão ajudar nesta tarefa.
Olhos Separados: Aplique um tom mais escuro nos cantos internos junto à raiz dos cílios, clareando em direção aos cantos externos e esfumaçando na dobra da pálpebra. Ilumine junto às sobrancelhas.
Olhos Salientes: Crie uma curvatura cobrindo com uma sombra escura toda a pálpebra (até a região da dobra) começando nos cantos internos e reforçando o tom escuro nos externos. Dê um toque mais claro junto às sobrancelhas.
Olhos Juntos: Separe-os usando sombra clara no canto interno, junto à raiz dos cílios e escolha tons mais escuros para os cantos externos. O mesmo tom claro pode ser usado sob as sobrancelhas.
Olhos Pequenos: Use tons escuros nas dobras das pálpebras em direção aos cantos externos. Aplique sombra clara só nos cantos internos e no centro para abrir o olhar. Você pode esfumar a sombra escura levemente nos cantos externos inferiores dos cílios.
Olhos Fundos: Prefira os tons claros. Inclusive nas dobras dos olhos, para fazer as pálpebras sobressaírem. Escureça levemente nos cantos externos e ilumine próximo às sobrancelhas.
Olhos Redondos: Aplique tons escuros ou médios suavemente nos cantos internos e mais densamente nos externos para amendoar os olhos. Use a mesma sombra nos cantos exteriores, sob os cílios inferiores, acentuando o alongamento. Sob as sobrancelhas, iluminador.
Olhos caídos: Levante os cantos externos aplicando sombra escura em direção ao final da sobrancelha. Evite os traços de sombra delineando o contorno dos olhos para não acentuar o formato caído.
Os cuidados fundamentais
O uso de produtos específicos para a área dos olhos é muito importante. A limpeza e hidratação nesta região podem retardar ou amenizar o aparecimento de rugas e pés de galinha. Infelizmente, a maioria só se lembra disso quando os primeiros sinais de envelhecimento aparecem, mas o correto mesmo é iniciar o uso de hidratantes para a área dos olhos logo aos vinte e cinco anos, pois a pele no local é muito fina e não possui glândulas sebáceas, o que a torne seca e sensível.
Os especialistas ensinam que a limpeza com sabonetes e demaquiantes neutros e a hidratação melhoram a textura da pele. Lembrando que existe uma infinidade de produtos para a área dos olhos que não somente hidratam, mas que também ajudam na prevenção e no combate das rugas e pés de galinha.
Outro fantasma que assombra é a olheira. Elas geralmente são o resultado de noites mal dormidas ou poucas horas de sono, assim dormir cerca de oito horas e dar tempo para que o corpo elimine as toxinas é fundamental, mas como nem sempre isso é possível, o jeito é recorrer aos corretivos ou à compressa de chá de camomila gelado, ou mesmo água gelada.
Leve Toque
Os contrastes de cores costumam ser perigosos para quem não tem muita prática no assunto. Na hora de misturar as sombras, o mais seguro é escolher os tons da mesma família. É muito arriscado querer sobrepor cores completamente diferentes como azul-marinho, verde e rosa. O resultado final pode ser um desastre.
Quem tem a pele mista ou oleosa deve evitar as sombras em creme porque a tendência é que elas “escorram” e o efeito não é nada bonito aos olhos.
Faça uma maquiagem leve nos olhos, com tons terracota e bege, se o batom que pretende usar é de tom forte, ou o blush for bem-marcado.
Evite usar sombras do tom igual ao dos olhos. Claro que tem os olhos verdes ou azuis pode abusar das sombras neste tom, mas cuidado para não ficar monocromático demais e o olhar ficar apagado.
As sombras brilhantes são as piores inimigas de quem tem rugas e flacidez ao redor dos olhos. Quanto mais opaca a sombra, mais ela disfarça o problema. Quanto mais brilho, mais evidente fica.
A única região que deve ser beneficiada com brilho é a parte externa, logo abaixo da sobrancelha. Claro que se for uma noite de festa, ou um evento sofisticado, pode abusar um pouco de um look mais luminoso.
E maquiar só o canto externo, pode? Mesmo que prefira uma maquiagem superleve, somente com leve amendoado, o melhor é usar uma sombra-base no tom da pele em toda a pálpebra e depois, sim, colorir somente os cantos.