“Porto dos Milagres” está de volta na tela do Viva
Sucesso de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, “Porto dos Milagres” é uma livre adaptação das obras “Mar Morto” e “A Descoberta da América pelos Turcos”, de Jorge Amado. Exibida originalmente em 2001, na tela da Globo e em 2019 no Canal Viva, desde de 2021 está disponível na íntegra para os assinantes do Globoplay.
A história contemporânea transcorre na fictícia Porto dos Milagres, na Bahia, e é formada por duas classes sociais distintas: a burguesia porto-milagrense com suas famílias tradicionais, instaladas na parte alta da cidade, e os moradores pobres do cais do porto, habitantes da parte baixa. A base da economia local é a pesca, mas a cidade também é uma das entradas de contrabando do país. A mitologia e a religiosidade estão fortemente presentes na narrativa através da figura de Iemanjá, “rainha do mar”, padroeira da cidade que exerce grande influência na vida dos habitantes.
A trama se sustenta em um enredo político que contrapõe o simplório pescador Guma (Marcos Palmeira), um representante do povo, ao poder exercido pelo inescrupuloso Félix (Antônio Fagundes) e sua ambiciosa esposa, Adma (Cássia Kis). É nesta cidade que Guma conhece Lívia (Flávia Alessandra), recém-chegada do Rio de Janeiro e namorada de Alexandre (Leonardo Bricio) – filho de Félix e Adma. Apesar das diferenças, os dois se apaixonam, mas precisam enfrentar muitos obstáculos para concretizarem esse amor: a hostilidade de Alexandre, que não aceitou perder sua amada para um pescador; a ambição de Augusta Eugênia (Arlete Salles), tia de Lívia que gostaria de ver a sobrinha casando com o herdeiro da cidade; e as armações da bela e sedutora Esmeralda (Camila Pitanga) que, apaixonada por Guma, acredita que eles combinam mais por serem da mesma classe social.
O elenco contava ainda com Lima Duarte, Leticia Sabatella, Ary Fontoura, Joanna Fomm, José de Abreu, Reginaldo Faria, Nathalia Timberg, Luiza Tomé, entre outros.