Cultura & LazerMatéria
Museu do Ipiranga abre exposição “Memórias da Independência”
Para marcar o aniversário da cidade de São Paulo, celebrado na quarta-feira (25) e também a inauguração do novo espaço, o Museu do Ipiranga abriu a exposição Memórias da Independência.
A nova mostra do Museu do Ipiranga pretende dialogar com o público sobre os processos que levaram o Brasil a declarar independência de Portugal, discutindo sobre o mito de que o fato tenha ocorrido de forma isolada e em um único dia, assim como ficou gravado no imaginário popular e como foi retratado na pintura Independência ou Morte, de Pedro Américo [obra que foi restaurada recentemente e está exposta na parte mais antiga do museu, chamada de Edifício Monumento.
Memórias da Independência reúne cerca de 130 itens relacionados ao processo de ruptura entre Brasil e Portugal. A mostra discute o protagonismo de São Paulo e do grito do Ipiranga como marco absoluto da independência e ressalta que a ruptura entre os dois países foi um longo processo, envolvendo diversos personagens e episódios que ocorreram em todo o Brasil.
Exposição “Memórias da Independência”, com curadoria de Jorge Cintra e Paulo Garcez, na nova sala de mostras temporárias do Museu do Ipiranga.
Dividida em dois eixos temáticos, a exposição apresenta esculturas, pinturas, fotografias, estudos arquitetônicos e pictóricos, objetos decorativos, selos, desenhos, cartões-postais, discos, cartazes de filmes e charges para ilustrar o imaginário sobre a data.
O primeiro dos eixos temáticos aborda os esforços de manutenção da memória do Ipiranga como lugar do grito que instaurou a Independência. Já o papel do Rio de Janeiro como sede política do Império e da nova monarquia independente foi representado em pinturas, gravuras e pelo monumento a Dom Pedro I, primeiro grande exemplar da escultura do Brasil.
Neste eixo, voltado para as memórias da independência do Brasil, observam-se os diferentes esforços ocorridos nas cidades de São Paulo, de Salvador e do Rio de Janeiro no sentido de disputar a primazia de ser o centro referencial e simbólico da independência do Brasil, disse o historiador Paulo Garcez Marins, um dos curadores da exposição, em entrevista à Agência Brasil.
Ali, mostra-se como São Paulo, onde a independência foi declarada, o Rio de Janeiro, onde ela foi construída, e Salvador, local de onde os portugueses foram expulsos e vencidos no dia 2 de julho de 1823, disputam essa memória sobre a ruptura de Portugal.
“São Paulo vai ser palco da concentração desses esforços das autoridades para monumentalizar o Ipiranga. No centenário [da Independência do Brasil] isso vai acontecer mais uma vez e, por fim, no bicentenário, também. A reinauguração e a expansão do Museu do Ipiranga fazem parte dessa ação coletiva dos agentes públicos, privados e da própria sociedade para reforçar o Ipiranga como lugar simbólico para a nação”, afirmou o curador.
O segundo eixo temático destaca as memórias relativas aos movimentos de separação, como a Revolução Pernambucana de 1817, a Confederação do Equador, de 1824, e a Revolução Farroupilha, que durou de 1835 a 1845.
Marins acrescentou que existe ainda o eixo Outros Centenários, que é voltado para a compreensão de como esses movimentos foram comemorados. “Devemos imaginar, portanto, que essa compreensão seja dos processos de independência e também de como eles foram lembrados, sinalizando uma construção da identidade nacional muito difícil, muito contraditória, muito tensa e que, de alguma maneira, mostra suas fraturas até hoje.”
Segundo Marins, a exposição ajudará a conhecer mais sobre esses acontecimentos, trazendo, com isso, reflexões sobre o futuro do país. “Precisamos entender o Brasil como um país múltiplo, plural. Ainda é um desafio para nós entender que somos o resultado de um longo processo de acúmulo de populações, de práticas culturais, de tensões políticas”, disse ele.
“O Brasil é cheio de diferenças. Dentro da própria sociedade, a construção de nossa nacionalidade é uma construção difícil. Essas tensões que [a exposição] Memórias da Independência sinaliza se arrastam por dois séculos na nossa construção nacional. Nosso índice de desenvolvimento humano mostra que o Brasil ainda é um país não só cheio de diferenças, mas cheio de desigualdade. Então, refletir sobre esses processos é nos capacitar a melhorar o nosso país, torná-lo mais justo socioeconomicamente e, sobretudo, dar visibilidade e reconhecer os diferentes agentes e protagonistas do nosso país”, enfatizou.
Marins defendeu o envolvimento de todos na construção de uma sociedade mais igualitária, na construção de uma perspectiva de transformação. “Nesse sentido, acho que os museus de história sinalizam não apenas as dificuldades desse processo, mas também de engajamento social, para construir patamares mais justos para a nossa sociedade.”
Novo espaço
A nova sala expositiva, que não existia antes da reforma do museu, tem cerca de 900 metros quadrados e fica instalada abaixo do Edifício Monumento. Como é toda climatizada – o que não ocorria em outras partes do complexo, que é tombado – isso vai permitir que o Museu do Ipiranga possa finalmente receber obras emprestadas por outros museus. “A sala não existia. Ela foi construída junto com todo o piso-jardim. É uma área que se ganhou em direção ao norte do antigo edifício, uma área que foi construída para o bicentenário da independência do Brasil”, explicou o curador.
Para a nova exposição, foram emprestadas peças de 12 importantes instituições culturais e de coleções particulares do país. Entre elas, o Carro com Escultura da Cabocla, de Domingos Costa Baião, obra de 1846. O carro da cabocla é um objeto usado no cortejo de 2 de julho, quando é celebrada a independência na Bahia. “Na exposição, temos a honra de ter aqui o Carro da Cabocla e a própria Cabocla, que faz esse percurso no centro de Salvador desde 1840. Foi uma cessão temporária do Instituto Geográfico Histórico da Bahia. Ela só esteve em São Paulo uma vez antes, no Museu Afro.”
“Vieram também obras do Museu Júlio de Castilhos, de Porto Alegre. Tivemos também empréstimos importantes do Museu Antônio Parreiras, de Niterói, que está fechado ao público para obras. Também contamos com pinturas que vieram do Museu Nacional de Belas Artes e da Pinacoteca do Estado”, acrescentou Marins.
“Da Pinacoteca, é uma felicidade ter aqui no museu, por alguns meses, uma pintura que representa a colina do Ipiranga como ela era antes das grandes reformas para o centenário de 1822, com o monumento lá em cima e a representação de um barranco cheio de estradas de terra na frente, como a região era efetivamente [na época]”, disse o curador.
Outro destaque da mostra são os desenhos originais do pintor Pedro Américo, com os esboços para a construção dos personagens do quadro Independência ou Morte.
Memórias da Independência fica em cartaz até o dia 26 de março, e a entrada é gratuita. A visita pode ser marcada antecipadamente no site do museu. Algumas senhas também estão sendo distribuídas no local, de acordo com a lotação da sala. O uso de máscara é obrigatório no local.
each time i used to read smaller posts which
as well clear their motive, and that is also happening with this piece of writing which
I am reading at this time.
My brother suggested I may like this web site.
He was once totally right. This post actually made my day.
You can not believe simply how much time I had spent for this info!
Thanks!
zamówić leki w Belgii online Nisshin Ancona Doe een online aankoop van medicijnen zonder voorschrift in België
Medikamente ohne ärztliche Verschreibung in Antwerpen online
Tetrafarma Varese compra de medicamentos en línea en Argentina
venta en línea de medicamentos en Suiza Globo Saarbrücken koop
medicijnen online in Brussel
sprzedaż online leków we Francji Bioindustria Quilmes Rezeptfreie Medikamente
in Kanada
acheter médicaments en Europe facilement DOC Bastogne dove acquistare farmaci a Padova
к чему снится найти жемчуг в ракушке железная лестница во сне, лестница во сне психология
сонник лифчики много
видеть во сне спелые персики,
видеть во сне персиковое дерево с плодами к чему приснилось ездить на
лошади
приснилось треснувшее стекло значение карт ленорман 40, значение
карт ленорман 44 слушать православные молитвы псалом 90
сон снятся гниды и вши иерихон карта таро
ұлт жоспары 100 нақты қадам
мақсаты quran сайт, коран китап мейірімді бала идеясы, шеше мен бала диапазон дефиниция, частоты служб
Excellent beat ! I wish to apprentice whilst you amend your
web site, how could i subscribe for a blog web site?
The account helped me a applicable deal. I have been a little bit familiar of this
your broadcast provided shiny transparent concept
medicijnen aan betaalbare prijs in Eindhoven, Nederland galpharm Landen precio
de medicamentos sin receta en Marruecos
молитва до святого димитрия длинные ресницы во сне исламский сонник, сонник ресницы нарощенные гадание по одной карте таро
на ситуацию, мысли мужчины таро одна карта
по асценденту и по солнцу смотреть гороскоп 25 мая цветочный гороскоп
слушать благодарственную молитву
богу сонник умываться молоком видеть во сне разбитое стекло к чему
молитва из сатанинской библии
заговор на привлечение мужчине
риторика мысал, риторикалық сұрақтың қолданылу себебі ғазизхан шекербеков саған жаным ғашықпын, ғазизхан саған жаным
ғашықпын скачать институты казнпу,
казнпу имени абая тамақ жесе дәрет бұзыла ма, кекірсе дәрет бұзылама
қызылша ауруы фото, қызылша кезінде бөртпелер бірінші қай жерде орналасады менің елім мәңгілік ел, мәңгілік ел шығарма ақұштап бақтыгереева
туған жер туралы өлеңдері, ақұштап бақтыгереева әкеме кітапхана жоспар
оқуға құштар мектеп, оқуға құштар мектеп
жобасы бастауыш сынып
жұлдыз өмірғали год рождения,
жұлдыз өмірғали фото регистрация аэропорт алматы, онлайн-регистрация эйр астана купить авто в грузии с пробегом, купить
машину в грузии для казахстана днқ молекуласының диаметрі қандай, берілген днқ
молекуласының құрылымдарын анықтаңыз
medicamentos sans ordonnance en France arrow Houffalize médicaments authentique sans ordonnance
always i used to read smaller content that also clear their motive, and that is also happening with this article which
I am reading at this place.
подработка девушкам ночью способы заработок в интернете школьнику работа фрезером дома в какое время
можно делать шумные работы дома