Com uma grande festa, animação e perspectivas para o próximo ano, o 46º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana, localizado no Ipiranga, completou 15 anos de existência. A festa, neste ano, aconteceu na Rua 28 de Setembro e foi maior em proporções, quando comparada aos festejos do ano passado.
As comemorações contaram com a participação de familiares dos policiais que atuam na região, munícipes, importantes nomes da Polícia Militar, vizinhos que acompanharam tudo o que acontecia pela janela, e lideranças do bairro, como a Diretora do Museu do Ipiranga, Rosária Ono.
Durante a solenidade, o Comandante do 46 º Batalhão, Antônio Thomazelli Júnior, fez questão de agradecer a todos os presentes e falar sobre a atuação que o Batalhão realiza no Ipiranga e na região.
“O 46 º Batalhão tem quatro “filhos”, que são as quatro Companhias, no Ipiranga, passando pela Vila das Mercês, depois vamos chegar aqui em Heliópolis, Moinho Velho, Parque Bristol e Jardim São Savério. E nesta região, nós fizemos inúmeros trabalhos ao longo do ano e neste trabalho, tivemos algumas situações que caracterizam muito a dificuldade da missão Policial Militar”, destacou o comandante.
Thomazelli citou dois casos em específico, um bom e outro ruim, para exemplificar o que foi dito no final de sua primeira fala, ambos acontecidos no Dia das Mães deste ano. O primeiro, tratou-se de um infanticídio. O policiamento foi acionado pelo pai, de uma mulher que acabara de tirar a vida do próprio filho.
A outra situação mencionada por ele, foi um pedido de socorro para um bebê engasgado. O policial acionado realizou as manobras treinadas e conseguiu desengasgá-lo.
“O que aconteceu no Dia das Mães desse ano, diz muito sobre a nossa entrega. Foi um dia em que nós tivemos uma ocorrência triste e outra feliz, no mesmo dia, envolvendo famílias”, destacou ele.
“O policial militar que vai atender essa ocorrência, muitas vezes é pai, é mãe e por trás da “casca”, ele é um ser humano, mas é treinado para ter a cabeça no lugar, controlar suas emoções e agir corretamente, e assim foi feito”, completou o comandante.
No decorrer das festividades, policiais vencedores do Torneio de Técnicas e Táticas Policiais, o qual simula situações reais de perigo policial, ganharam prêmios.
Rosaria Ono, diretora do Museu do Ipiranga, conversou com a reportagem e falou sobre a boa parceria que o Museu tem com o Thomazelli.
“O Coronel Thomazelli tem sido um parceiro desde um pouco antes de começar todo esse movimento de reabertura do Museu. Nós estávamos muito preocupados com todo o movimento que o Museu traria desde a sua inauguração e contamos com ele desde o início, até hoje. Tanto nós recebemos o apoio dele, como também, apoiamos as atividades da própria Polícia Militar quando solicitam apoio do Museu”, afirmou ela.
Para o encerramento do evento, ocorreu o tradicional desfie com policiais e viaturas que atuam no 46 º Batalhão. Alunos do Colégio Luterano, os quais estiveram presentes na solenidade, desfilaram junto.