Cultura & Lazer

Tem pica-pau na Chácara Klabin

Andando pelas ruas esta semana, escutei um canto de pássaro diferente do que estou acostumada. Olhei pro alto, procurei por entre as árvores e lá estava ele, o Pica-pau-de-topete-vermelho, solitário, observando a cidade. Logo ele voou e deixou em mim a sensação de querer escutar aquele canto novamente.
Pois não foi que ao continuar a caminhada escutei de novo aquele som que agora já me era um pouco mais familiar. Lá estava ele de novo, cantando, pulando de galho em galho e para minha alegria, não estava sozinho. Eram dois, provavelmente um casal.
Decidi observá-los um pouco e durante todo o tempo que estive lá dezenas de pessoas pararam para escutar o que não estão acostumadas a ouvir no caos da cidade. As aves de penacho vermelho eram difíceis de achar, mas todos faziam questão de saber de onde vinha aquele som tão peculiar. Pedestres e moradores paravam todos encantados.
Até que depois de um tempo, veio a resposta para tal beleza no meio da cidade. O casal construiu um ninho e está alimentando seus dois filhotes numa árvore morta da Praça Cassiano Nogueira.
O pica-pau-de-topete-vermelho tem o corpo preto marcado por uma listra branca. Alimenta-se de frutas, mas também arranca a casca de árvores secas em busca de larvas de insetos.
Agora, todos que passam pelo lugar são levados a olhar para o alto. As aves devem ficar no local até os filhotes ganharem independência. Enquanto isso, a praça ganhou mais quatro novos moradores. A vizinhança agradece.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Hi there! I realize this is sort of off-topic but I had to ask.
    Does managing a well-established blog like yours require a lot of work?
    I am completely new to operating a blog but I do write in my diary daily.
    I’d like to start a blog so I can easily share my own experience and thoughts online.

    Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for brand new aspiring bloggers.
    Appreciate it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo